O que é isto? Verde vs Vermelho

English Version

EPISÓDIO 1

As imagens que resultam do trabalho diário de cientistas e médicos na Fundação Champalimaud podem ser tão belas e atraentes como qualquer obra de arte. Aos olhos destreinados, estas imagens podem também parecer desconcertantes, mas, se soubermos o que estamos a ver, podem desencadear descobertas, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e talvez até alterar a nossa compreensão da realidade.

Cada edição desta série conta com investigadores e clínicos da Fundação Champalimaud a quem pedimos que escolham uma imagem e descodifiquem a sua complexidade. Ao responder à simples pergunta: “O que é isto?” e recorrendo a uma combinação de imagens, som e texto, aprofundamos a nossa compreensão sobre o seu trabalho.

Lançada em maio de 2024 para assinalar o Dia Nacional dos Cientistas em Portugal (16 de maio), a edição inaugural conta com uma imagem onde parece estar a acontecer uma espécie de batalha entre ‘exércitos’ vermelhos e verdes – mas o que nos mostra realmente esta imagem criada por investigadores do Laboratório de Oncologia de Sistemas?

“Observe dois exércitos enfrentando-se sob um microscópio. As tropas verdes são as células epiteliais do próprio corpo que revestem e protegem os nossos órgãos, enquanto os invasores vermelhos são as células do cancro da mama. Ao marcar estas células com diferentes cores fluorescentes é revelado o desenrolar deste confronto em tempo real.

Num corpo saudável, as células respeitam os limites das células vizinhas. Elas param de se mover quando colidem umas com as outras, o que ajuda a manter tudo em ordem nos nossos tecidos. Mas as células cancerígenas quebraram esta hierarquia. E continuam a avançar mesmo quando tocam outras células, o que lhes permite espalhar-se por novos territórios.

Esta imagem captura o momento em que as células vermelhas rompem a linha de frente, avançando para a camada de células epiteliais. Ao observarmos esta interação, podemos aprender mais sobre as propriedades desordeiras das células e procurar maneiras de as deter.”

Ficha técnica
Ideia original: John Lee
Curadoria e desenvolvimento de conteúdo: António Monteiro, Carla Emilie Pereira, Catarina Ramos, Diana Cadete, Hedi Young, João Van Zelst, John Lee, Marta Correia, Teresa Fernandes
Fonte (Imagem & Texto): Adrianna Bielowka, Laboratório de Oncologia de Sistemas
Guião: Hedi Young e John Lee
Design: Carla Emilie Pereira
Narração: Hedi Young e Marta Correia
Som: João Van Zelst
Tradução: Catarina Ramos
Disseminação: Diana Cadete

Loading Likes...