O que é isto? Um Mistério em forma de ‘U’

English Version

EPISÓDIO 3

As imagens que resultam do trabalho diário de cientistas e médicos na Fundação Champalimaud podem ser tão belas e atraentes como qualquer obra de arte. Aos olhos destreinados, estas imagens podem também parecer desconcertantes, mas, se soubermos o que estamos a ver, podem desencadear descobertas, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e talvez até alterar a nossa compreensão da realidade.

Cada edição desta série conta com investigadores e clínicos da Fundação Champalimaud a quem pedimos que escolham uma imagem e descodifiquem a sua complexidade. Ao responder à simples pergunta: “O que é isto?” e recorrendo a uma combinação de imagens, som e texto, aprofundamos a nossa compreensão sobre o seu trabalho.

Esta imagem etérea, criada durante uma colaboração entre o Laboratório de Circuitos Neurais e Comportamento, o Laboratório de Visão Ação (Champalimaud Research) e o Laboratório Ruben Portugues (na TUM, Munique), poderá manter-vos ocupados durante horas, nesta que é a terceira edição do ‘O que é isto?’. Para ficarem a saber mais sobre esta imagem, acedam à publicação onde ela aparece no Journal of Neuroscience.

“O que poderia ser uma versão psicadélica de um estetoscópio, na verdade mostra as duas metades do cérebro do peixe-zebra tropical. Graças ao tamanho minúsculo e à transparência natural dos filhotes de peixe-zebra, podemos observar a atividade em todo o cérebro durante o comportamento. Apesar da sua estrutura mais simples, os seus cérebros partilham muitas semelhanças com o nosso.

Na parte inferior da imagem, contas coloridas representam distintos tipos de células numa região conhecida como núcleo olivar inferior. Observe com atenção e verá que cada célula envia um longo fio que se cruza para o lado oposto do córtex cerebelar, uma região localizada um pouco mais acima no cérebro, que está envolvida na coordenação motora.

As nuvens verdes e roxas, por outro lado, mostram áreas de atividade cerebral em resposta ao movimento: verde para a esquerda e roxo para a direita. Olhe ainda mais de perto e verá que as células e as pontas dos seus fios se sobrepõem particularmente nas nuvens da mesma cor. Imagens como estas mostram como a função do cérebro está diretamente ligada à sua estrutura – e como as suas autoestradas e vias secundárias definem o fluxo de informação de uma área para outra.”

Ficha técnica
Ideia original: John Lee
Curadoria e desenvolvimento de conceito: António Monteiro, Carla Emilie Pereira, Catarina Ramos, Diana Cadete, Hedi Young, João Van Zelst, John Lee, Marta Correia e Teresa Fernandes
Fonte (Texto): Michael Orger (Laboratório de Visão Ação) e Rita Félix (Laboratório de Circuitos Neurais e Comportamento & Laboratório de Visão Ação); Fonte (Imagem): Rita Félix (Laboratório de Circuitos Neurais e Comportamento & Laboratório de Visão Ação) e Daniil Markov (Laboratório Ruben Portugues)
Guião: Hedi Young e John Lee
Design: Carla Emilie Pereira
Narração: Hedi Young e Marta Correia
Som: João Van Zelst
Tradução: Catarina Ramos
Disseminação: Diana Cadete

Loading Likes...