O que é isto? Quebra-cabeças do Cérebro

English Version

EPISÓDIO 2

As imagens que resultam do trabalho diário de cientistas e médicos na Fundação Champalimaud podem ser tão belas e atraentes como qualquer obra de arte. Aos olhos destreinados, estas imagens podem também parecer desconcertantes, mas, se soubermos o que estamos a ver, podem desencadear descobertas, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e talvez até alterar a nossa compreensão da realidade.

Cada edição desta série conta com investigadores e clínicos da Fundação Champalimaud a quem pedimos que escolham uma imagem e descodifiquem a sua complexidade. Ao responder à simples pergunta: “O que é isto?” e recorrendo a uma combinação de imagens, som e texto, aprofundamos a nossa compreensão sobre o seu trabalho.

“Neste caso não há prémios para quem identificar um cérebro na imagem, na verdade o que estamos a ver são dois cérebros e não um.

Cada metade do cérebro pertence a um doente diferente e este vídeo capta a forma como a concentração de um marcador radioativo especial muda, ao longo de um período de 60 minutos, após a sua injeção por via intravenosa.

Quanto mais escura a área, maior é a concentração do marcador. Com o tempo, este liga-se às placas beta-amilóides, que são aglomerados de proteínas que podem acumular-se no cérebro.

À medida que o vídeo avança, e o marcador estabiliza, começa a notar-se uma diferença subtil entre os dois cérebros. Na imagem do vosso lado direito, podemos ver regiões mais escuras no cérebro de um doente, especialmente na camada externa conhecida como córtex cerebral – que controla funções como a memória. Estas regiões mais escuras indicam uma alta densidade de placas beta-amilóide, uma das características da doença de Alzheimer.”

Ficha técnica
Ideia original: John Lee
Curadoria e desenvolvimento de conceito: António Monteiro, Carla Emilie Pereira, Catarina Ramos, Diana Cadete, Hedi Young, João Van Zelst, John Lee, Marta Correia e Teresa Fernandes
Fonte (Imagem & Texto): Francisco Oliveira, Serviço de Medicina Nuclear
Guião: Hedi Young e John Lee
Design: Carla Emilie Pereira
Narração: Hedi Young e Marta Correia
Som: João Van Zelst
Tradução: Catarina Ramos
Disseminação: Diana Cadete

Loading Likes...