O que é isto? Enigma Arco-Íris

English Version

EPISÓDIO 4

As imagens que resultam do trabalho diário de cientistas e médicos na Fundação Champalimaud podem ser tão belas e atraentes como qualquer obra de arte. Aos olhos destreinados, estas imagens podem também parecer desconcertantes, mas, se soubermos o que estamos a ver, podem desencadear descobertas, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e talvez até alterar a nossa compreensão da realidade.

Cada edição desta série conta com investigadores e clínicos da Fundação Champalimaud a quem pedimos que escolham uma imagem e descodifiquem a sua complexidade. Ao responder à simples pergunta: “O que é isto?” e recorrendo a uma combinação de imagens, som e texto, aprofundamos a nossa compreensão sobre o seu trabalho.

Quem disse que os gráficos científicos só podem ter cores aborrecidas? Para a quarta edição do ‘O que é isto?’, a Unidade de Pulmão na Fundação Champalimaud partilhou uma imagem inspirada no arco-íris. Quando descobrirem o que representa, poderão deixar ficar sem fôlego!

“O que poderia facilmente passar por uma montanha multicolorida, na verdade ilustra como um simples teste de respiração está a ser usado para fazer o rastreio de doenças como o cancro.

Poderosas técnicas de análise química com nomes muito sofisticados – como cromatografia gasosa ou espectrometria de mobilidade iónica – podem ser usadas para separar os componentes moleculares individuais da mistura complexa que compõem o ar exalado.

Esta imagem mostra-nos os diferentes tipos de componentes. Os picos e vales dizem-nos que quantidade de cada molécula está presente – quanto mais alto o pico, maior a quantidade dessa molécula. O espectro de cores, do roxo ao vermelho, ajuda a destacar essas diferenças de concentração.

Recorrendo a algo tão simples e não invasivo como a respiração do doente, médicos e investigadores usam estes dados para o rastreio do cancro do pulmão nas suas fases iniciais.”

Ficha técnica
Ideia original: John Lee
Curadoria e desenvolvimento de conceito: António Monteiro, Carla Emilie Pereira, Catarina Ramos, Diana Cadete, Hedi Young, João Van Zelst, John Lee, Marta Correia e Teresa Fernandes
Fonte (Imagem & Texto): Unidade de Pulmão da Fundação Champalimaud
Guião: Hedi Young e John Lee
Design: Carla Emilie Pereira
Narração: Hedi Young e Marta Correia
Som: João Van Zelst
Tradução: Catarina Ramos
Disseminação: Diana Cadete

Loading Likes...